Dicas Para Ler Mais

0

E aí galera, tudo certo com vocês? Estreando aqui no blog, vou falar sobre o hábito de ler e de bônus dar umas dicas bem legais para terminar aquele livro que você está enrolando tem um tempo ou quer iniciar uma nova história.

A leitura é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade
comunicativa, considerando que ler é uma forma de estarmos em contato com a
norma culta da língua, praticando a gramática correta e enriquecendo o
vocabulário.

Aliás, ao longo da história da humanidade, o hábito de ler representa
um sinal distintivo, de dignidade e saber. Não é por acaso que muitas pessoas se
deixam fotografar tendo um livro nas mãos. Mesmo no mundo de hoje,
informatizado, invadido por imagens e tecnologia, a leitura ocupa um lugar de
destaque, pois está associada ao desenvolvimento pessoal e ao status intelectual.

Dicas para ler mais e melhor:
– Leia o que você gosta
Não adianta você querer ler um livro do qual não simpatiza com o gênero ou temática. Pegue um livro do qual você realmente gosta e não fique pensando no que os outros vão pensar do que você está lendo. Não leve à sério comentários como “leia algo que preste” ou “esse livro não te desenvolve em nada”. Na minha opinião qualquer leitura é válida.

– Ler antes de dormir
Ler antes de dormir é uma boa maneira de estimular o hábito e é o que mais funciona comigo. Além de me fazer ler mais e melhor ainda consigo ter uma boa noite de sono. Uma coisa peculiar e engraçada, e acredito que não acontece apenas comigo, é de dormir pensando no que ocorreu no livro e acabar sonhando com a história. Quem nunca?

– Dê uma chance aos eBooks
Ler livros no celular, tablet ou em eReaders pode ser uma boa maneira de transformar a leitura em hábito. Os livros digitais (famosos ebooks) costumam ser mais baratos que os impressos (mas às vezes é totalmente ao contrário), além de serem projetados para se adaptar às telas. É possível baixar as obras e acessá-las mesmo sem internet.

Adquiri recentemente um Kindle, o eReader da Amazon e vale muito a pena para quem quer levar vários livros sem carregar muito peso, sem falar nas facilidades de proporciona.

– Participe de grupos de leitura
Entrar para um grupo de leitura ajuda muito na progressão do livro escolhido. Além de ler através de metas é muito empolgante saber que no final você terá com quem compartilhar as suas opiniões sobre o que houve na história. Geralmente, eu vejo que em um grupo de leitura a assimilação de cada um é diferente e me faz perceber algo que passou batido em algum momento.

– Aproveite o seu tempo
Sabe aquela hora em que você está de bobeira, sem realmente fazer nada? Pegue este tempo que está sobrando para ler! Os melhores momentos que eu sinto que posso aproveitar o meu tempo para ler é em filas, lugares chatos, dias de folga e até mesmo em lugares onde sei que vou esperar muito, como clínicas e lojas.

Espero que com essas dicas vocês possam ler um pouco mais, mas acredito que o fator principal de cada um é a organização, é saber o que fazer em cada momento do seu dia. Não se prejudique em deixar de fazer tarefas importantes e também não fique muito tempo sem fazer nada.

Boa leitura e até mais!

*Fotos: Reprodução Internet.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Informe seu nome aqui