Dia Mundial do JEANS: Inspirações de Looks Masculinos

0
Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (1)
Foto: Larissa Almeida / Nathan Oliveira veste Calvin Klein

E aí, turma, tudo certo com vocês? Vocês sabiam que o nosso queridinho Jeans tem um dia exclusivo só pra ele? Pois bem… Hoje, 20 de maio, é a data escolhida para o tecido que conquistou o mundo e se tornou referência fashion. Rolem pra baixo, conheçam a história e inspirem-se nas fotos de looks masculinos. GO!

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (5)
Foto: Reprodução

Já sabemos que as peças em denim, nosso querido jeanswear, são super versáteis, né? E a gente usa pra quase todas as ocasiões. Mas sabia quem nem sempre foi assim? Olhem só, as calças jeans foram criadas por Jacob W. Davis e Levi Strauss em 1871, mas só foram patenteadas em 20 de maio de 1873. Daí vem a data de hoje.

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (7)
Foto: Reprodução

O Jeans surgiu na época em que eles não estavam mais conseguindo vender o algodão trançado marrom, utilizado para cobrir carroças na chamada corrida do ouro na Califórnia. Então eles tiveram a ideia de criar um novo uso pro tecido. Como o pessoal que trabalhava no garimpo de ouro precisava de roupas resistentes, eles resolveram fazer calças. O sucesso foi imediato!

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (4)
Foto: Reprodução

Quando as calças foram patenteadas, já tinham ganhado o reforço de rebites, que ajudavam a prender os bolsos, onde os mineradores colocavam pesadas pepitas de ouro. Isso tornou as calças mais resistentes e duráveis. O primeiro lote das calças foi feito com um lote de tecido com o número 501, que acabou nomeando o modelo mais clássico da nossa queridinha Levi’s.

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (1)
Foto: Marceli Oliveira / Nathan Oliveira veste Levi´s República Trend

Já por volta de 1890, Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, e assim surgiu o blue jeans! Os dois bolsos traseiros foram adicionados já no século 20, por volta de 1910.

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (2)
Foto: Reprodução

E foi nessa época que o jeans deixou de ser só uma roupa resistente pro trabalho e começou a se popularizar, conquistando até mesmo astros de Hollywood e as grandes estrelas da música americana. Estou falando de nomes como James Dean, Marilyn Monroe, Marlon Brando e Elvis Presley.

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (3)
Foto: Reprodução

Já o primeiro estilista a perceber o carácter popular e até mesmo político do jeans foi Calvin Klein, que usou o material na passarela ainda na década de 70. Lembrando que a Calvin Klein é uma das maiores marcas de jeans da atualidade. Outro marco da história do jeans foi quando ele ganhou elastano, que deixou a peça, além de prática, superconfortável e ajustada ao corpo.

Blog_N's_Estilos Lifestyle_Masculino_Moda Camisa_Masculina_Dia_Mundia_Jeans_Nathan_Oliveira_Macapa_Amapa (6)
Foto: Reprodução

Atualmente, o jeans segue passando por muitas transformações. As mais recentes são a incorporação de tecnologia ao material. Quem aí já está esperando os próximos capítulos do tecido mais usado e amado do mundo? Afinal, quem aí não tem aquele jeans preferido no guarda-roupas, heim!?

 

* Fonte: Revista Glamour, Patogê, Guia Têxtil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Informe seu nome aqui